A ROSA DOS VENTOS (Ou Pentagrama)
A rosa dos ventos, que indica as quatro direções fundamentais e suas intermediárias, é o principal símbolo usado para orientação, seja na antiguidade ou nos dias atuais. Como a nossa secretaria está inserida num contexto em que são relevantes as diversas “direções” para onde o nosso desejo pode se orientar, cremos que é bastante pertinente.
No entanto, facilmente podemos perceber que ela se configura no formato de um pentagrama. Este, por sua vez, é carregado de simbologia e mistério. Assim como nós, está mergulhados num mar de sentidos e significações cujas raízes estão além do tempo consciente. Está associado ao símbolo da deusa romana Vênus e é encontrado na natureza, como a forma que o planeta Vênus faz durante a aparente retroação de sua órbita. Trata-se de um dos símbolos pagãos mais utilizados nos cerimoniais, uma vez que representa os quatro elementos (água, terra, fogo e ar) coordenados pelo espírito. É considerado um talismã muito eficiente.
O pentagrama é conhecido também como o símbolo do infinito, já que é possível fazer outro pentagrama menor dentro do pentágono regular do pentagrama maior , e assim sucessivamente.
Possui simbologia múltipla, sempre fundamentada no número cinco, que expressa a união dos desiguais. Representa uma união fecunda, o casamento, a realização, unindo o masculino e o feminino, simbolizando, dessa forma, o andrógino.
FONTES: www.wikipedia.org
CAMPBELL, Joseph (1904 - 1987). A mascara de Deus: mitologia ocidental. Tradução Carmen Fischer. São Paulo: Palas Atenas, 2004.
é belíssima essa simbologia,
ResponderExcluirassim como o vento sopra para todos, e as vezes muda de curso, assim é o desejo que vive em nós.
é uma direção apontada, não um destino indiscutível. Aponta uma direção, mas não aprisiona.
AMEI!