terça-feira, 8 de junho de 2010

NOSSO BALANÇO DO CONGRESSO REALIZADO EM SANTOS

(de 3 a 6 de junho de 2010)

Lembramos que a secretaria de comunicação é responsável mais direta pela divulgação e mediação das informações. Se você acessar o blog da secretaria (em nossa lista de links) vai encontrar bastante informação, inclusive com fotos. De nossa parte, nos limitaremos a fazer observações mais gerais...

O Encontro de Mulheres

Ficamos felizes por participar e levar o nosso apoio ao Encontro de Mulheres que aconteceu no dia 03. Quase todos da Secretaria LGBTT estiveram presentes (Cláudio, Rute, Romeu, Cleusa e Luciano). No entanto, nossa participação foi discreta e não conseguimos participar da plenária LGBT, pois ela aconteceu em um local distante de onde estava sendo realizado o encontro e houve um problema de logística que dificultou o nosso deslocamento até lá. Decidimos permanecer no  encontro de mulheres até o final, afinal nossa causa está intimamente ligada à causa das mulheres, pois tem a ver com gênero, com discriminação, machismo e opressão. Confiamos firmemente que nossas amigas militantes, assim como nós, tenham a firme convicção disso. UM VIVA A TODAS AS MULHERES LUTADORAS!!!!

O Congresso da CONLUTAS

Após o encontro de mulheres, nos dirigimos para o centro de convenções onde aconteceria o Congresso da CONLUTAS  e o CONCLAT (Congresso da Classe Trabalhadora). Parte dos membros da secretaria retornou para São Paulo, mas fiquei como delegados pela APEOESP/Subsede Sul. Houve um problema com o sistema informatizado e a fila para o credenciamento cresceu demais da conta...

O Congresso apenas ratificou a tese elaborada a partir da base, que, dentre outros aspectos importantes, concebia na nova central a participação efetiva dos movimentos populares e, entre eles, o de luta contra a homofobia.

SALVE IRMÃOS DA CONLUTAS!!! BENDITOS SEJAM...


O Congresso da Classe Trabalhadora (CONCLAT)

No CONCLAT as coisas foram mais difíceis. Havia mais de uma corrente contrária à participação efetiva dos movimentos populares e estudantis na nova central que estava sendo criada. Apesar disso, a maioria evidente dos delegados aprovou a nossa “tese”.

Próximos ao final do Congresso, houve a desistência da Intersindical/Unidos/MAS que abandonaram a plenária. Apesar disso, o nosso balanço é positivo, pois:

_ Uma nova central foi criada;
_ Nossa tese foi aprovada  (nossa causa não será uma mera citação ou um adereço de uma causa maior, ela estará imbricada intimamente nos trabalhos da nova central)

_ Conhecemos muitos dos nossos apoiadores e de nossos opositores;
_ Fizemos excelentes contatos para futuras parcerias;
_ Um membro de nossa secretaria esteve presente em um evento que fez e fará história na luta pelo fim da opressão e da exploração;

Enfim, fizemos o nosso papel da melhor forma que pudemos!!!!

GRANDE ABRAÇO A TODAS E TODOS!!!!!