sábado, 30 de abril de 2011

SECRETARIA LGBTT -APEOESP
SUBSEDE SUL / STO. AMORO

 O ano de 2010 foi especial para a Subsede Sul, da APEOESP, em Sto. Amaro. Não só pela atuação de destaque que nossos conselheiros tiveram  por ocasião da greve que ocorreu neste ano, mas também pelo pioneirismo e coragem de sua gestão. Em abril, foi criada a Secretaria LGBTT, a primeira de sua “espécie”. Desde então, já é notório o seu protagonismo em atividades de luta por uma sociedade mais justa e menos excludente, como por exemplo o I Encontro Regional LGBTT (em setembro de 2010) e a Marcha Contra a Homofobia (em março de 2011).
Porém, a Secretaria tem uma atenção especial e prioritária às práticas de mobilização da “base”(nas escolas, com pais, professores e alunos): oficinas, palestras, debates, formação etc.; como o movimento e as intervenções na EE José Vieira de Moraes (em 2010) e na EE José Geraldo (em 2011).
Não pode haver luta do trabalhador sem a luta contra a opressão e, portanto, contra a homofobia; não pode haver luta contra a homofobia e o preconceito de gênero sem a luta contra a exploração capitalista. Se essas lutas se separam, elas deixam de ser autênticas. Esse é um dos nossos princípios mais elementares.