sábado, 28 de agosto de 2010

O BRASÃO

Não se sabe muito bem quando os brasões começaram a ser utilizados. Mas sabemos que no Império Romano (e antes também) determinadas imagens/objetos eram utilizados para veicular uma mensagem. Eram verdadeiros símbolos ou ícones, como o feixe de varas ou a águia. No entanto, vamos destacar o sentido do brasão mesmo, isto é, aquele que segue os princípios da Heráldica. Este, certamente remonta à Idade Media européia (séculos XIII, XIV) e tinha a principal finalidade de identificar indivíduos, famílias, clãs, corporações, cidades, regiões e nações.
O desenho de um brasão é normalmente colocado num suporte em forma de escudo que representa a arma de defesa homônima usada pelos guerreiros medievais.Era comum, nos séculos XIV e XV, os brasões serem pintados ou cosidos sobre as cotas de malha. Não se sabe, com rigor, quando é que esta prática teve início. Não eram fornecidos ao acaso para as pessoas, era necessário, pelo menos no início de sua utilização, atos de coragem e bravura para se adquirir um brasão. Era uma maneira de homenagear heróis e suas famílias.
Achamos que o brasão é um bom símbolo para nossa luta, que também requer, muitas vezes, atos de renúncia e altruísmo e que está cheia de heróis e heroínas.

Um comentário:

  1. olá!
    posso "picaquear"? Olha, o brasão é um símbolo tão opressor... Me lembra poder, machismo, transmissão de nomes, posses, família por laço de sangue, filhos "bastardos", ...
    Tudo isso que hoje tentamos nos livrar do peso...
    heheh

    enfim...
    Abraços e boa enquete!

    ResponderExcluir